sexta-feira, 11 de março de 2011

Medo real e medo ilusório (parte 2)

Falamos sobre o medo real e o medo ilusório no artigo anterior, dizendo o que é cada um e dando exemplos. Mas como fazer pra amenizar o "medo ilusório" ?
Temos vários autores que dão dicas de como amenizar este "medo ilusório".Um deles é o Augusto Cury que nos dá uma dica de imaginar o medo, vivenciando-o em sua imaginação.
Um exemplo: Se você tem medo de falar em público... Imagine-se falando em público e todas as emoções que você tem quando está falando.Ex: taquicardia, mãos suadas,trêmulas, nervosismo geral,etc. Depois de vivenciar isto imagine-se saindo desse corpo e apenas se olhando. Pense que quando você sai deste corpo você está se olhando e não tem mais nenhuma daquelas sensações horríveis que te dificultam a falar. Agora você esta leve, e já tirou tudo que te impedia de falar . Se não consegue imaginar você na frente, imagine ao lado...
Ao sair leve deste corpo que te impedia de falar, você sentirá um alívio, um bem estar geral.
E então você poderá agora se imaginar falando bem, sem aqueles "entraves" do começo.
Imagine-se dando uma boa palestra, com muita facilidade e boa dicção, onde todos estão te entendendo muito bem. Esta é uma técnica que muitos psicólogos fazem para que as pessoas possam perder seus medos.Existem muitas outras técnicas que as pessoas usam,não conseguiríamos inumerá-las todas aqui , mas uma delas é fazer anotações sobre os medos reais e medos ilusórios e compara-las ,você anota uma sensação que você tem e diz o que você sente ao pronunciar esta palavra , classificando se a emoção que esta palavra passa é boa ou ruim.Pode-se ser feito com palavras também.Ex: a palavra "dinheiro" pode causar uma emoção positiva ou negativa em uma pessoa. Pois em uma pessoa que está devendo, ela lembra que tem dívidas e fica triste, ansiosa. Em uma pessoa que tem um dinheiro pra receber , esta palavra pode deixar alegre, ou não dar reação nenhuma.Então através dessas reações em relação as palavras, conseguimos nos conhecer melhor e tentar amenizar estes "medos ilusórios" que nos tiram tanta energia e nos impedem muitas vezes de fazer algo que gostaríamos muito de fazer.
Indicação bibliográfica: Lei da atração de Michael J. Losier

Nenhum comentário:

Postar um comentário