sexta-feira, 29 de abril de 2011

Com a palavra... sua santidade, o Dalai Lama.

A raiva e o ódio são 2 de nossos amigos mais íntimos.
Quando eu era jovem, minha relação coma raiva era bastante íntima. Depois com o tempo, descobri que discordava muito da raiva.Através do uso do senso comum, com a ajuda da compaixão e da sabedoria, eu agora tenho um argumentomuito mais forte com o qual posso derrotar a raiva.
Talvez existam dois tipos de raiva. Um deles poderia ser tranformado em uma emoção positiva. Por exemplo se alguém com uma motivação sincera e compassiva, sente preocupação por uma pessoa e essa pessoa não dá ouvidos a recomendações relativas aos seus atos , não há alternativa a não ser recorrer ao uso de algum tipo de força para impedir os atos condenáveis dessa pessoa.
De acordo com a minha experiência, está claro que,se cada indivíduo fizer um esforço, ele ou ela poderá mudar.É claro que a mudança não é imediata e demora muito.Para mudar e lidar com emoções, é crucial analisar quais pensamentos nos são úteis, construtivos e benéficos.Estou me referindo principalmente àqueles pensamentos que nos deixam mais calmos,mais relaxados e que nos dão tranqüilidade de espírito, em vez daqueles pensamentos que criam inquietação, medo e frustração.
No interior do corpo, existem bilhões de partículas diferentes. Da mesma forma, existem muitos pensamentos diferentes e uma variedade de estados de espírito.
È prudente examinar com atenção o universo da mente e fazer a distinção entre estados de espírito benéficos e prejudiciais.
Uma vez que se reconheça o valor dos bons estados de espírito, é possível desenvolve-los ou propiciá-los.
O Buda ensinou os princípios das Quatro Nobres Verdades, e esses formam o alicerce para o Darma do Buda.
A terceira Nobre Verdade é a cessação. Neste contexto, cessação significa o estado de espírito ou qualidade mental que, através da prática e do esforço, extingue todas as emoções negativas. Trata-se de uma etapa na qual o indivíduo atingiu um estado de espírito aperfeiçoado, imune aos efeitos de vários pensamentos e emoções de natureza negativa e angustiante.
No texto budista , Um manual para o estilo de vida do Bodhisattva, o grande estudioso Shantideva menciona que é muito importante que a pessoa tenha o cuidado de não entrar em situações que levem a insatisfação, porque a insatisfação é a semente da raiva.
Isso significa que devemos adotar uma certa atitude diante de nossos bens materiais , nossos companheiros e amigos e diante de várias situações.
(texto retirado do Livro da Sabedoria de Dalai-Lama)

Nenhum comentário:

Postar um comentário